AMADOS

por Deus nosso Pai tal como somos.

CHAMADOS

pelo nosso nome a uma vida plena de alegria e santidade.

ENVIADOS

aos homens do nosso tempo como testemunhas da salvação em Jesus Cristo!

UNGIDOS

no fogo, força e poder do Espírito Santo para O servir!

Top Panel

Premiados da Música Católica 2012

Prémio Consagração 2012 atribuído ao Cónego António Ferreira dos Santos
 
Cónego, maestro e compositor português, António Ferreira dos Santos nasceu a 26 de Junho de 1936, em Guidões, concelho de Santo Tirso, distrito do Porto.
 
Excerto da mensagem recebida do Cónego António Ferreira dos Santos:
Há muitos, talvez mais escondidos do que eu, a trabalhar, apaixonadamente,
pela grande causa da Música Litúrgica, por esse Portugal fora. Dedicar-se à música tem o maior sentido. Ela participa, à sua medida, de duas qualidades da Divindade: A Inefabilidade e a Invisibilidade. Mas se essa “divina” Arte se envolve e se compromete com a expressão sonora dos Mistérios Cristãos, então, ela fica a ocupar o patamar mais sublime ao qual o homem pode ser guindado sobre a terra. Parabéns a todos os premiados. P. António Ferreira dos Santos.
 
 
 
 
Prémio Revelação 2012 atribuído à Banda Luz Jovem
 
Com origem no Grupo de Jovens de Corroios, vigararia do Seixal, da Diocese de Setúbal, a banda tem actualmente sete elementos, dos quais apenas dois não pertencem à sua formação original. Foi das participações em festivais de canção jovem cristã e das mostras de bandas católicas que nasceu o gosto pela música e pelo convívio com outros jovens.
 
A gravação do CD tornou-se realidade pela fé, perseverança e amizade a Cristo que sempre os uniu, na procura de levar a Palavra mais longe e a mais gente desejando que outros jovens sigam o exemplo de Jesus. O seu primeiro CD "Sai de ti" é um apelo a todos os que se fecham em si mesmos para que se abram à luz de Jesus, Ele que é o "Sentido da vida", "Aquele que é", que foi e sempre será a nossa Luz.
 
A Banda Luz Jovem Recebeu o prémio revelação 2012 no Festival Jota em Julho de 2013.
 
 
 
Prémios Canção, Álbum e Artista/Grupo 2012 atribuídos ao Padre Nuno Tovar de Lemos
 
Os três prémios votados pelo júri de acordo com o regulamento distinguem o Padre Nuno Tovar de Lemos pela Canção “Água” e pelo CD “Aprendiz de Viajante”.
 
O Padre Nuno é Sacerdote da Companhia de Jesus. Entrou no noviciado com 24 anos, quando já trabalhava numa fábrica de material de telecomunicações. Até aí viveu sempre em Lisboa. A formação como jesuíta levou-o a viver em Coimbra, Braga, Angola, Estados Unidos e Itália. Depois de ter sido ordenado padre tem trabalhado sobretudo com estudantes universitários.
 
Neste momento vive em Lisboa e trabalha no Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), um centro pastoral para estudantes universitários onde, para além de muitas outras actividades, se faz boa música. É também o responsável pelas novas vocações à Companhia de Jesus, acompanhando jovens que estão considerar a ideia de serem jesuítas, ajudando-os a discernir se é esse ou não o seu caminho.
 
Sobre o seu CD “Aprendiz de Viajante” o Padre Nuno referiu que “É um pouco difícil falar disso porque a verdade é que eu não sou músico (nem sequer sei ler uma pauta), apenas sei fazer acordes na viola. Para terem uma ideia do meu repertório, praticamente todas as músicas de Igreja que fiz aparecem no CD “Aprendiz de Viajante”! Quando faço uma música, o meu objectivo é que essa música sirva como forma de rezar, ou seja, que a música nos leve até Deus. Por isso preocupo-me sobretudo com as letras. As letras que gosto mais de fazer são as que se inspiram em salmos. Normalmente escolho algumas frases do salmo e tento dizer as frases por palavras mais próximas da nossa maneira de falar. Já há muito tempo que tinha vontade que as músicas ficassem gravadas para que as versões originais fossem fixadas e para que pudessem ser ouvidas, por exemplo, quando se vai de carro."
 
O CD “Aprendiz de Viajante” é um projecto que foi levado a cabo por muitos amigos do Padre Nuno e coordenado por António Fontes e por João Azeredo.
 
[+ informações em http://www.cupav.pt]

 
Prémio Música Litúrgica 2012 atribuído ao Frei Acílio Mendes pelo CD "A alegria de Evangelizar"
 
Após ter recebido o Prémio Consagração de 2011, Frei Acílio Mendes, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos é novamente distinguido e o seu trabalho reconhecido pelo CD "A alegria de Evangelizar".
 
Natural de Chão de Couce, Ansião, nascido a 13 de Setembro de 1943, foi ordenado presbítero em 1968 e publicou centenas de cânticos destinados aos Cursos Bíblicos que visam dar a conhecer ao povo a Sagrada Escritura, fazer a promoção vocacional de candidatos à vida religiosa e evangelizar através de missões ao povo.
 
Excerto da mensagem recebida do Frei Acílio Mendes:
Paz e Bem!
Que através da arte e da beleza muitos se possam encontrar com o Autor de toda a Beleza, Jesus Cristo, o grande Cantor do Pai.
E que muitos possam «ouvir, apreciar, cantar, dançar e rezar» os louvores do Deus-Amor, em comunhão com os seus filhos muito queridos!

O  meu abraço festivo e musical para todos os contemplados.

Que o Espírito do Senhor vos acompanhe nestas iniciativas evangelizadoras,
frei Acílio.
 
[+ informações em Fraternidade dos Capuchinhos, Rua Nova do Tronco, 504, 4250-339 PORTO (Portugal) Tel 228 348 855]
 
 
 
Prémio Evangelização 2012 atribuído aos Anima Christi
 
Originários de várias paróquias da Vigararia de Alenquer, da Diocese de Lisboa, assumem-se como um grupo musical cristão, em que todos os seus sete elementos são católicos empenhados nas suas próprias paróquias. Consideram o grupo como um projecto de fé cujo objectivo é fazer chegar aos outros o seu caminhar e o seu acreditar, “fazendo da simplicidade dos poemas e das músicas um instrumento de evangelização”.
 
Em 2010 editaram um livro/CD com o mesmo nome do grupo, com temas feitos para participar nos festivais vicariais e diocesano. O seu projecto, inspirado na parábola dos talentos, pretende fazer uso da música como “instrumento de partilha e anúncio de Cristo sempre jovem, vivo e ressuscitado”. Dos seus concertos o público pode esperar muita alegria e animação, num registo pop acústico.
 
Em 2012 foram distinguidos com o Prémio Evangelização 2011, através da votação online, no Portal Cristo Jovem e de novo, pelo segundo ano consecutivo, são galardoados com a distinção do Prémio Evangelização.
 
Os Anima Christi receberam o prémio evangelização 2012 no Festival Jota em Julho de 2013.