AMADOS

por Deus nosso Pai tal como somos.

CHAMADOS

pelo nosso nome a uma vida plena de alegria e santidade.

ENVIADOS

aos homens do nosso tempo como testemunhas da salvação em Jesus Cristo!

UNGIDOS

no fogo, força e poder do Espírito Santo para O servir!

Top Panel

Gabinete de Imprensa

PRÉMIOS KERYGMA DA MÚSICA CATÓLICA - 6ª edição
 
PRÉMIO CANÇÃO

Prémio Canção 2013: “Bartimeu” (Álbum "Não vou parar" - Banda Jota)

Prémio Canção 2014: “Anunciação (Nada É Impossível)” (Álbum “1/3 Oração Jovem” - Thereza Ameal e Fogo Posto)

Prémio Canção 2015: “A Barca” (Álbum "Gente de Fé" - Padre José Luís Borga)

 

Banda Jota recebe o Prémio Canção 2013 com o tema "Bartimeu"

O tema “Bartimeu”, da Banda Jota, foi galardoado com o Prémio Canção 2013. A Banda Jota nasceu em 2003 como um projeto de música de inspiração cristã do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil da Guarda. Desde então, os elementos da banda (Teresa Ferreira (Vocalista), Pe Jorge Castela (Vocalista), Célia Marisa (Vocalista e Flauta Transversal), Susana Ferreira (Vocalista e Violino), Curi (Vocalista e Viola Ritmo), Armando (Viola solo), Pe Rui Manique (Viola baixo), Frex (Bateria), Joca (Percussão) e Tó Zé Silva (Teclas e Director Musical) provenientes de vários pontos da diocese da Guarda, têm animado encontros de jovens e feito concertos por todo o país com uma sonoridade pop-funk. Em 2006 lançaram o seu primeiro CD, [A]braços, depois, em 2009, o segundo com o título “Obrigatório Ser”. Editaram também um CD de música litúrgica: “Amen”. Para comemorar os 10 anos de actividade, a Banda Jota lançou, em Dezembro de 2013, o seu quarto álbum, “Não Vou Parar”, com 13 temas de evangelização e de oração inspirados em episódios do Novo Testamento ou nas atitudes do cristão hodierno. Um desses episódios, o encontro de Jesus com Bartimeu, esteve na origem da canção premiada.

+ informação em:

https://www.facebook.com/bandajota/

https://www.youtube.com/user/BandaJotapt

 

Thereza Ameal e Fogo Posto recebem o Prémio Canção 2014 com o tema “Anunciação - Nada é Impossível” do Álbum “1/3 Oração Jovem”

A banda «Fogo Posto» é formada por Luís Roquette, Diana Castro e João Maria Ameal, que neste Álbum cantam os 20 mistérios do Rosário. As meditações para cada um dos mistérios foram escritas por Thereza Ameal, autora de livros de infância. O CD que acompanha o livro tem 20 faixas, com músicas que vão do rock ao fado. Acabou por fazer muito sentido incluir vários estilos porque o Terço também tem momentos muito diferentes.  O Álbum “1/3 Oração Jovem” é uma excelente forma de meditar os mistérios da vida de Cristo e de rezar o terço, deixando-se envolver pela beleza da poesia, da música e dos ritmos  variados, mas também é para ser ouvido mesmo que não se esteja a rezar o terço.

+ informação em:

https://www.youtube.com/watch?v=0zMJDkPfIRU

 

O Padre José Luís Borga recebe o Prémio Canção 2015 com o tema “A Barca” do Álbum "Gente de Fé"

O trabalho pastoral deste sacerdote, além das suas tarefas paroquiais, tem chegado ao grande público através da música, da escrita e da sua participação nos média, sendo o seu grande objetivo anunciar a toada a gente a Boa Notícia de Jesus Salvador. Editou o seu primeiro álbum em 2000, com enorme sucesso (dupla platina) e seguiram-se cinco disco e duas colectâneas de temas conhecidos, todos com muita receptividade. No ano em que comemorou 25 anos de sacerdócio, o Pe. José Luís Borga apresentou-nos o seu novo CD: Gente de Fé, composto por temas de trabalhos anteriores e novas músicas. “Este é quase um álbum de autor – o que vi, o que quis sublinhar, o que quis comunicar.  “São pedaços de mim que todos juntos me fazem aproximar da minha maneira de ser padre e da minha felicidade. Nestes 11 temas, qualquer um deles, diz bem o que tem sido a minha experiência sacerdotal”.

+ informação em:

https://pt-pt.facebook.com/Padre-José-Luís-Borga

http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/nacional/musica-padre-jose-luis-borga-lanca-album-e-assinala-25-anos-de-sacerdocio/

post-it.sdpjsantarem.com/cultura/gente-fe

 

PRÉMIO ÁLBUM

Prémio Álbum 2014: “1/3 Oração Jovem” (Thereza Ameal e Fogo Posto)

Prémio Álbum 2015: “Nada Te Perturbe, Teresa de Ávila” (Padre João Rego)

 

Thereza Ameal e Fogo Posto recebem o Prémio Álbum 2014 com o Álbum “1/3 Oração Jovem”

O Álbum “1/3 Oração Jovem” é uma excelente forma de meditar os mistérios da vida de Cristo e de rezar o  terço, deixando-se envolver pela beleza da poesia, da música e dos ritmos  variados, mas também é para ser ouvido mesmo que não se esteja a rezar o terço. A banda «Fogo Posto» é formada por Luís Roquette, Diana Castro e João Maria Ameal, que neste Album cantam os 20 mistérios do Rosário. As meditações para cada um dos mistérios foram escritas por Thereza Ameal, autora de livros de infância. O CD que acompanha o livro tem 20 faixas, com músicas que vão do rock ao fado.

+ informação em:

paulus.pt/oracaojovem

https://pt-pt.facebook.com/fogopostobanda

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1&did=149443

www.dnpj.pt/1-3-oracao-jovem

 

Padre João Rego recebe o Prémio Álbum 2015 com o Álbum “Nada Te Perturbe, Teresa de Ávila”

“Nada te perturbe» é o título de um novo disco, da autoria de João Rego, como forma de honrar Santa Teresa de Ávila e dar a conhecer a sua mensagem através da música, no ano em que celebramos os 500 anos do seu nascimento. Este CD é lançado exactamente no dia do seu aniversário natalício, 28 de Março de 2015. Contém 12 temas com música do autor, letra de Santa Teresa e outras inspiradas na espiritualidade teresiana. Editado pelas Edições Carmelo, conta com a participação de Fabíola Silva na voz, José Paulo Ribeira no piano, Tiago Sampaio na guitarra clássica, entre outros. Pode ser adquirido nas Edições Carmelo e os lucros da sua venda revertem a favor das missões carmelitas.

+ informação em:

http://padrejoaorego.blogspot.pt/2015/04/um-novo-cd-para-o-aniversario-de-santa.html

 

PRÉMIO ARTISTA/GRUPO

Prémio Artista/Grupo 2013: Simplus

Prémio Artista/Grupo 2014: God Stones

Prémio Artista/Grupo 2015: Claudine Pinheiro

 

Simplus recebe o Prémio Artista/Grupo 2013

Maria Durão e Luís Roquette, primos e amigos, começaram em 2000 a escrever, a compôr, a cantar e rapidamente se tornaram conhecidos como Simplus. Nas suas palavras "esta obra, pobre e frágil, tem como único objectivo colaborar com a grande obra de Cristo que é a salvação do mundo." Compositores prolíficos e inspirados, os Simplus são distinguidos com o Prémio Artista/Grupo 2013 no ano em que lançaram, com a mesma simplicidade e autenticidade iniciais, o seu quarto álbum "Cada vez mais tu”, dez anos depois do primeiro, “Entrega”. Na actividade do Simplus são de destacar os concertos de solidariedade com diversas instituições, nomeadamente com o Ponto de Apoio à Vida, e a capacidade de envolver muitos amigos e muitos artistas nestas iniciativas solidárias. As suas canções ganham cada vez mais vida na vida de cada vez mais pessoas!

+ informação em:

http://www.simplus.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=6&Itemid=107

https://pt.wikipedia.org/wiki/Simplus

https://www.facebook.com/simplus/

 

A Banda God Stones recebe o Prémio Artista/Grupo 2014

A Banda God Stones estreou-se em 2013, no Festival Paroquial da Canção Jovem Cristã da Amora,  da Diocese de Setúbal, que venceram, ganhando o direito de participar no XXIV Festival Vicarial da Canção Jovem do Seixal, onde voltaram a vencer, seguindo para a Mostra de Bandas Católicas de Setúbal, onde novamente ficaram em primeiro lugar. Ainda em 2013, atuaram no “Teu Palco” do Festival Jota, onde foram considerados a Banda Revelação, garantindo com essa distinção a presença no Palco Principal do Festival Jota do ano seguinte, em São Pedro do Sul. Em conjunto com as atividades musicais, a banda também participa em eventos de solidariedade. São elementos dos God Stones: Filipa Esteves (vocalista e baixista), Diogo Espírito Santo (guitarrista), Diego Cabral (baterista) e António Coelho (pianista).

+ informação em:

http://www.agencia.ecclesia.pt/radio/radio/festival-jota-banda-godstones-emissao-21072014/

https://www.youtube.com/channel/UC4jKQcL-Jh7Lt_yRvOyr6VA

https://www.cristojovem.com/38-cantores-bandas/2481-godstones

 

Claudine Pinheiro recebe o Prémio Artista/Grupo 201

Claudine Pinheiro é uma referência na música católica em Portugal. O seu primeiro trabalho, publicado em 2004, com o apoio da família salesiana, “onde cresci espiritualmente e fiz o meu percurso catequético”, consistiu numa edição em que emprestou a sua voz, em português, às músicas da irmã Glenda. Intitulado “Água Viva”, este trabalho percorreu o país e rapidamente, tornou-se uma forma concreta de evangelização ao vivo, e os concertos sucederam-se a um ritmo impressionante. Em 2008 lançou novo álbum, desta vez mais pessoal, “Capaz de TI”, com oito temas originais e 4 traduzidos e adaptados do castelhano (Nico Montero / Brotes de Olivo). Com este CD, que foi um fenómeno em termos de internet, através sobretudo do myspace, Claudine é uma dos artistas de inspiração católica portuguesa que mais concertos tem dado por todo o país. Em 2015, o álbum “Até Quando?”, que parte de perguntas da Bíblia e temas que nos ajudam a meditar na Misericórdia do Pai. Com uma sonoridade acústica, onde os instrumentos de cordas são protagonistas, este trabalho mantém-se na linha musical a que a intérprete, Claudine Pinheiro, já nos habitou. Melodias simples, letras tocantes e interpretações intimistas que pretendem conduzir quem a ouve a um clima de recolhimento e oração. Aos 37 anos de idade, casada e com um filho diz de si mesma que é uma “espécie de católica free lancer”. Sem estar ligada a uma comunidade paroquial determinada, procura “servir” todas as que a convidam para concertos, seja para uma festa de paróquia ou para um multi festival.

+ informação em:

https://www.igrejaacores.pt/claudine-pinheiro-apresenta-novo-trabalho-discografico-na-proxima-edicao-do-festival-jota/

https://www.cristojovem.com/38-cantores-bandas/73-claudine-pinheiro

http://www.edisal.salesianos.pt/index.php/loja/liturgia-e-oracao/cd-at%C3%A9-quando-claudine-pinheiro-detalhe

 

PRÉMIOS ESPECIAIS

Prémio Revelação 2013: God Stones

Prémio Revelação 2014: Fogo Posto

Prémio Revelação 2015: Padre João Rego (Edições Carmelo)

Prémio Consagração 2014: Padre João Paulo Vaz

Prémio Consagração 2015: Padre José Luís Borga

Prémio Música Litúrgica 2013: Esta Luz de Cristo, Cânticos para a Liturgia (Vitor Pereira; arranjos musicais José Joaquim Ribeiro)

Menção Honrosa de Música Litúrgica 2013: Florinha da Eucaristia (Beata Alexandrina) - Grupo Coral Litúrgico de Santa Eulália de Balasar (Maestro Pedro Malta)

Prémio Música Gregoriana 2014: "Beata Es Maria" (Coro Gregoriano Solemnis)

 

God Stones são o Prémio Revelação 2013

+ informação em:

http://www.agencia.ecclesia.pt/radio/radio/festival-jota-banda-godstones-emissao-21072014/

https://www.youtube.com/channel/UC4jKQcL-Jh7Lt_yRvOyr6VA

https://www.cristojovem.com/38-cantores-bandas/2481-godstones

 

Fogo Posto são o prémio revelação 2014

A banda «Fogo Posto» é formada por Luís Roquette, Diana Castro e João Maria Ameal, nasceu com o projecto, Livro com meditações para cada um dos mistérios escritas por Thereza Ameal e o Álbum “1/3 Oração Jovem” em que cantam os 20 mistérios do Rosário.

+ informação em:

paulus.pt/oracaojovem

https://pt-pt.facebook.com/fogopostobanda

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1&did=149443

www.dnpj.pt/1-3-oracao-jovem

 

Padre João Rego recebe o Prémio Revelação 2015

João Ricardo Costa Rego, nasceu a 18 de Fevereiro de 1974, em Massarelos – Porto. Iniciou o Noviciado no Desierto de las Palmas (Espanha) em 2004. Tem Mestrado integrado em Teologia (Salamanca: 2005 a 2007). Fez a Profissão solene em 20 de Fevereiro de 2010, na Igreja Stella Maris do Porto, foi ordenado Diácono a 11 de julho de 2010, na Sé Catedral do Porto e ordenado presbítero a 11 6 de Julho de 2011 no Santuário do Menino Jesus, em Avessadas. Pertence à comunidade dos Carmelitas Descalços da cidade do Porto. O seu primeiro trabalho discográfico, preparado especialmente para a visita das relíquias de Santa Teresinha a Portugal, editado pelas Edições Carmelo foi o álbum “Viver de Amor”, composto por 26 temas musicados, sobre textos e poemas de Teresa de Lisieux. “Deixa-te Amar” é o segundo trabalho discográfico de João Rego, composto por 40 temas, musicados sobre textos de Isabel da Trindade, carmelita francesa, e também alguns textos bíblicos e de João da Cruz, editado para as comemorações do Centenário de Isabel da Trindade em 2006. “Nada te Perturbe” é o seu mais recente disco composto para o V Centenário do nascimento de Santa Teresa. Contém 12 temas, com letras de Teresa de Ávila e outras inspiradas na espiritualidade teresiana, contando com a participação de Fabíola Silva na voz, José Paulo Ribeira no piano, Tiago Sampaio na guitarra clássica, entre outros. Todos os trabalhos do autor revertem a favor das missões carmelitas.

+ informação em:

http://padrejoaorego.blogspot.pt

http://www.carmelitas.pt

 

Padre João Paulo Vaz distinguido com o Prémio Consagração 2014

João Paulo Vaz é padre, motard, cantor/compositor, escuteiro, capelão hospitalar e responsável por quatro paróquias em Coimbra. Já vendeu mais de dez mil discos e deu quase uma centena de concertos. Usa a música para atrair mais fiéis à Igreja. Se há expressão que define João Paulo Vaz, de 39 anos, é a de "homem dos sete ofícios". Padre há 14 anos, é também cantor, guitarrista, letrista, compositor musical - acaba de editar o seu quarto CD de originais -, motard, capelão do Hospital Rovisco Pais (Tocha, Cantanhede), dirigente regional de escuteiros, responsável por quatro paróquias e secretário diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra. "Sou um padre moderno, mas com princípios tradicionais…

+ informação em:

https://www.facebook.com/João-Paulo-Vaz-234111956634732/

http://www.jn.pt/pessoas/interior/a-historia-do-padre-dos-sete-oficios-1468476.html

 

Padre José Luís Borga distinguido com o Prémio Consagração 2015

José Luís Borga nasceu em Lapas, aldeia junto à cidade de Torres Novas, a 19 de Novembro de 1964 gémeo de Luís Manuel, numa família onde havia já duas meninas e o irmão primogénito. No seio desta família católica, aconteceram duas ordenações sacerdotais: João Maria e José Luís, com 12 anos de diferença. A música, tanto em casa como na sua comunidade paroquial foi sempre presente. Desde muito jovem integrou-se no serviço da liturgia da comunidade de Lapas como organista do coro paroquial, o que assegurou até à sua entrada no Seminário. Com o seu irmão gémeo e outros jovens colegas da escola Secundária de Torres Novas, formou um “grupo de baile” que dava pelo nome “Nova Era”, onde era o “teclista”. No trabalho pastoral, ainda como seminarista, particularmente nos encontros com jovens, era facilmente “animador de serviço”. Pela música, afirma, comunica e celebrar a Fé! Já padre, tanto nas paróquias que recebeu como nas aulas que começou a leccionar, a música foi sempre um recurso para desempenhar melhor a sua missão de evangelizar. Como Assistente Regional de Santarém do Corpo Nacional de Escutas, para celebrar e animar grande número de crianças e jovens encontra na música revela-se um auxílio precioso. No seminário acompanhava a liturgia à viola, em Almada, e ao órgão, nos Olivais. O trabalho pastoral deste sacerdote, além das suas tarefas paroquiais, tem chegado ao grande público através da música, da escrita e da sua participação nos média, sendo o seu grande objetivo anunciar a toada a gente a Boa Notícia de Jesus Salvador. Editou o seu primeiro álbum em 2000, com enorme sucesso (dupla platina) e seguiram-se cinco disco e duas colectâneas de temas conhecidos, todos com muita receptividade. Quanto a espectáculos... O primeiro data de 10 de Fevereiro de 2001, no grande auditório do Centro Paulo VI, em Fátima. Tendo esgotado, fez-se nova edição no dia seguinte, com nova enchente. São os primeiros de muitas largas centenas por todo o Portugal e em muitas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

+ informação em:

https://pt-pt.facebook.com/Padre-José-Luís-Borga

http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/nacional/musica-padre-jose-luis-borga-lanca-album-e-assinala-25-anos-de-sacerdocio/

post-it.sdpjsantarem.com/cultura/gente-fe

 

O Prémio Música Litúrgica 2013 foi atribuído a “Esta Luz de Cristo”

Esta obra, de grande qualidade, interpretada pelo Grupo Coral de Jovim, tem músicas e letras de autoria de Vítor Pereira, com harmonizações, arranjos instrumentais e direção musical de José Joaquim Ribeiro. Este CD apresenta catorze temas, aparentemente simples, mas muito ricos pela mensagem, pela melodia e pela harmonia, preparados de forma cuidada para enriqueceram as celebrações litúrgicas. Como diz, e bem, a apresentação deste livro/CD, trata-se de “um repositório de grande profundidade, riqueza rítmica e expressão musical com o objectivo inspirador de complementar e solenizar os vários tempos litúrgicos da Igreja, nos grandes momentos de louvor e ação de graças a Deus”.

+ informação em:

http://www.paulinas.pt/Product_Detail.aspx?code=1546

https://www.youtube.com/watch?v=8VDvUrSiZhI (interpretação do Grupo Coral Paroquial S. Pedro de Riba de Ave)

 

Menção Honrosa de Música Litúrgica 2013 concedida a "Florinha da Eucaristia”

O Grupo Coral Litúrgico de Santa Eulália de Balasar, orientado pelo Maestro Pedro Malta, apresenta esta bela obra de música sacra com cânticos que refletem a profunda espiritualidade eucarística da beata Alexandrina de Balasar. Este CD contém nove temas originais, de vários autores, em honra da Beata Alexandrina que permitem aos seus amigos e devotos ouvir, a qualquer momento, cânticos a ela dedicados e, com ela, rezar através da música. Com esta Menção Honrosa queremos assinalar a beleza deste trabalho e colaborar com a Fundação Alexandrina de Balasar, promovendo a mais ampla divulgação do culto desta Beata genuinamente portuguesa e cuja rica espiritualidade merece ser melhor conhecida.

+ informação em:

https://www.youtube.com/watch?v=GOWp-WpzWWE

Santuário Alexandrina de Balasar http://www.alexandrinadebalasar.com

 

O Coro Solemnis foi distinguido com o Prémio Música Gregoriana 2014

O Coro Solemnis apresenta algumas das mais belas composições que o Canto Gregoriano dedicou à Virgem Maria ao longo de mais de mil anos. As antiquíssimas orações à Mãe de Cristo unem-se à grande tradição musical da Igreja, resultando num disco superiormente interpretado, que abre portas ao coração da espiritualidade cristã. Maria está especialmente presente no tempo que antecede o Natal, mas ela é a Mãe de todas as horas. Este disco, que inclui a tradução dos textos latinos, é um presente de Natal que se redescobre a cada dia do ano.

+ informação em:

http://corosolemnis.wixsite.com/corosolemnis

https://www.wook.pt/livro/beata-es-maria-coro-gregoriano-solemnis/16169665